quinta-feira, outubro 04, 2007

LIGA DOS CAMPEÕES

A Primeira equipa portuguesa a entrar em campo para defender as cores nacionais foi o Sporting. O jogo em Kiev tornou-se mais facil do que á partida se poderia esperar, visto o Dinamo praticar um futebol bastante macio, dando bastantes espaços e algumas facilidades para o ataque do Sporting. Bem cedo se percebeu que dificilmente a equipa portuguesa iria perder o jogo, já que cada vez que acelarava o jogo era "um ai jesus" para aquela defesa e GR ucranianos.

Deste modo e sem fazer um grande jogo, o Sporting lá conseguiu a vitória tão importante para uma continuidade nas provas europeias. Deste jogo da Ucrânia há algumas curiosodades a salientar:
  1. Primeira vitória fora de Alvalade do Sporting de sempre na taça/liga dos Campeões, o que demonstra o limitado palmarés e algum provincianismo desta equipa;


  2. Primeiro golo de Polga (grande jogador e grande época está a fazer, talvez jogador a mais para esta equipa) com a camisola do Sporting.


  3. Um dos poucos jogos do Sporting em que Paulo Bento não vem reclamar da Arbitragem, presumindo-se assim que o ábitro "já teve vergonha" na validação do golo de Tonel.

No Dia de ontem mais duas equipas entraram em campo para defender as cores portuguesas.

No estádio da Luz, o Benfica mais uma vez, não consegui nem marcar golos nem vencer o jogo.
O jogo pode-se dividir em duas partes distintas, a primeira até ao golo do Shaktar e a segunda depois disso. Até ao golo, o Benfica estava a jogar como equipa, tentando aqui e acolá concretizar, mas o dominio do jogo estava a ser do Benfica. Neste periodo destaque para os remates de Cardozo, Di Maria, Rodriguez, Katsouranis...que poderiam dar o golo e mudar o rumo do jogo. Mas isso não aconteceu, e num lance em que Nélson se tenta antecipar, falha a bola e fica no chão descompensando a defesa e depois foi só ver a boa capacidade atacante do shaktar a funcionar!!!!

Daqui para a frente, um marágio de ideias, desorganização, pouca clarividência na definição dos ataques, subtituições pouco entendiveis...etc!! Durante a segunda parte, houve periodos, como referiu o técnico do shaktar, que o jogo do benfica se asemelhava ao CAOS, ou como refere um conhecido entendido, "o Texas"!!! Parece me que falta apoio aos homens da frente, Di Maria que podia ser esse apoio é constantemente preso ao lado direito, ficando muito longe da zona de decisão. Bem, dificilmente, atendendo também á qualidade desta equipa ucraniana e devido á vitoria do Celtic, o Benfica conseguirá passar á fase seguinte...oxalá me engane!!!

O FCP, acompanhado da vaca leiteira de serviço, foi á turquia buscar uma importante vitória. Com uma primeira parte discreta e sob do dominio dos turcos, o porto foi aguentando o caloroso ambiente de instambul. Na segunda parte Jesualdo Ferreira, ao contrário de outros técnicos, não teve medo de alterar o sitema de jogo e com essa mudança, começar a dominar o jogo e num lance a terminar o jogo conseguir os três pontos. Estão bem encaminhados para passar á fase seguinte.






Sem comentários: